terça-feira, 31 de março de 2009

Farsa nossa de cada dia...

...Que Boninho e Marinho nos dão hoje!

BBB. Eu assisto, gosto bastante dessa reta final, aonde a gente torce por algum desses seres superficiais e roteirizados pela majestosa Globo. Que fique claro que nem eu sei quem quero que ganhe, mas acho que essa está entre o Max e a Ana. Bom, isso não vem ao caso...
Falando sério, vamos comentar sobre... manipulação. Beleza, se todos nós sabemos que é tudo armado; que cada personagem é bem ensaiado e não pode sair de um script feitinho e fielmente seguido; que as torcidas são contratadas pela produçaõ do programa; que parte é ao vivo, parte gravado... enfim, se a gente entende como essa novela funciona, por que ainda vemos isso? Você pode falar que não acompanha, etc e tal, mas assume que sabe o que rola, vai! Todos estão por dentro. Uma vez uma professora minha tocou num assunto que, realmente, eu não tinha parado pra pensar até então: os programas de convivência (reality shows) e as revistas que abordam a vida de famosos. Por quê as revistas de fofoca são tão lidas? Como funciona tudo isso? A verdade (todo ponto de vista é a vista de um ponto, e esse é o meu!) é que as pessoas estão cada vez mais atraídas pelo fútil, pelo superficial. Talvez elas achem que poderão encontrar nos outros parte da sua personalidade, talvez achem que a identificação com algum desses "personagens" poderá ajudá-las a tomar alguma decisão.
As pessoas estão cada vez mais sentimentais. O ser humano foi e voltou na escala da evolução. Começou sendo guiado por instintos animais, passou pro ser tendenciosamente frio e racionalíssimo, e voltou pra estaca coração.
Será por isso que a venda de produtos da mídia sentimentalista tem crescido cada vez mais?
Ou será apenas porque as pessoas não conseguem dormir antes das 23h, ou ainda porque não tem nada melhor pra fazer (como eu)?

Querer, ou poder?
(Se é que me entende...)

6 comentários:

Cami Barreto disse...

Pois é Brunninha, esse comentário realmente é instigante, não resisti rs.
Acho que nesse tal mundo virtual, as pessoas estão perdendo a identidade real. Hoje, com tanta informação, essa identidade parece se perder no mundo onde todos estão em todos os lugares e tudo está num único lugar a todo o tempo! Muito louco, não?! Por ser um 'show' da realidade, os telespectadores vivenciam e se identificam com os defeitos e qualidades dos 'jogadores'. Acredito que essa seja uma boa questão para ser debatida. Até onde vai tudo isso? Será mesmo que estamos regredindo? Ou será evoluindo, se é que posso chamar assim. Isso eu não sei. Vivenciamos esse período louco, rápido demais, e quanto mais rápido mais lento fica, tudo é descartável. Inclusive essas 'celebridades' instantâneas, se não descartáveis.
Grande beijo!

Anônimo disse...

Eu não estou por dentro e nem assisto. =D Mas já assisti, como criticar o que não se conhece não é?
Acho que a sociedade atual é como um lençol curto, tapa aqui descobre ali.
Enquanto as revoluçoes técnológicas acontecem, no mundo onde ser precisa de mais estudo pra um bom emprego. Esse tipo de coisa acontesse, ao mesmo tempo. Programas que como dizia Adorno, idiotizam a população deixando-as alheias delas mesmas..
Nada pode ser perfeito né?

Roberta Albano disse...

eu acho que o que está acontecendo é o mesmo instinto que nasce em todos nós, mesmo que sem querer. É a curiosidade.
Todo mundo tem curiosidade sobre alguma coisa. E, infelizmente, a maioria tem curiosidade na vida dos outros porque é algo mais próximo de sua vida. As pessoas adoram desgraça, adoram barraco. Mas eu não sei explicar o motivo

Brava'S Idéias disse...

Sensacionalismo é o que há!
hahaha

Suellen Analia disse...

Fala, Brunninha.
Bom, eu confesso que assisto essa futilidade... Não acompanho fielmente, mas sempre que dá, tiro um tempinho pra saber o que rola na casa do BBB.
Detesto pessoas que dizem que não suportam isso etc e tal. Sabe aquele tipo de gente que diz que é revolucionário só pq ñ toma Coca-Cola e não come no McDonald´s? Então... detesto! rsrs
Acho que pra criticar alguma coisa, vc, primeiro, tem de saber o que é aquilo;como funciona, pra quê serve...
Eu acho o BBB legal pelo simples fato de abordar muito a parte behavorista, por parte de quem participa, e a parte da Gestal, por parte de quem assiste. Vê se ñ é exatamente isso!?
E no final das contas, a gente acaba de identificando com um jogador e torcendo muito por ele, como se conhecessemos toda a triste história de vida dele, e o quanto ele precisa daquele milhão. Incrível, né?
As pessoas têm de entender que essa modinha de ser cult pra agradar alguém, não tem funcionado direito.
Eu não preciso escutar só Chico Buarque pra ser cult. E também não preciso dizer que não assisto BBB só pra não ser chamado de otário.
Vc não se resume só naquilo que assiste e escuta. Somos muito mais que isso, com certeza.

E a propósito: eu penso seriamente em escrever algi sobre o BBB, esses dias tava até comentando com uma amiga minha.
Por que tanta resistência diante de um BBB, se uma nova é praticamente a mesma coisa? Em ambos, todos são reais e moldados exclusivamente pra vc, telespectador.

Beijos, Brunninha!

Suellen Analia disse...

Gestalt*